Comer alimentos ricos em ômega-3, como peixes
oleosos, pode ajudar a evitar uma das causas
mais comuns de perda de visão, segundo um
estudo divulgado na publicação científica
Archives of Ophthalmology.
O estudo sugere que o ômega-3 pode reduzir
em um terço o risco de desenvolver uma doença
conhecida como degeneração macular relacionada
à idade (DMRI), na qual ocorre um crescimento
anormal dos vasos sanguíneos sob a retina.
A mácula é afetada, e o resultado é a queda
súbita ou progressiva da visão central. DMRI
pode provocar uma perda progressiva da visão
Pessoas com o problema, geralmente acima
dos 60 anos, perdem a habilidade de ver em
detalhe e, em casos severos, podem ser registradas
como cegas, apesar de ainda terem uma visão
periférica.

O estudo da Universidade de Melbourne analisou
o resultado de nove pesquisas prévias sobre
o ácido graxo ômega-3 e a DMRI, envolvendo
um total de 88.974 participantes, incluindo
mais de 3 mil com a doença.
A adição dos resultados de diferentes estudos
dá mais força estatística às conclusões.
Segundo a análise, comer peixe duas vezes
por semana foi associado a uma redução no
risco de se contrair DMRI.
Uma redução de 38% no risco foi verificada
nos que comiam mais ômega-3 em comparação
aos que comiam a menor quantidade.
A pesquisadora Elaine Chong, que liderou
a pesquisa, disse que o ômega-3 é um componente
vital da retina.
Por isso, segundo ela, é possível que uma
falta do ácido graxo possa "iniciar"
a doença, já que as células da retina são
constantemente renovadas.